ERP MEGA - Entrada de Documentos - Definição de ICMS inválida para o item XX
Incidente
No módulo Recebimento, ao tentar lançar uma nota fiscal de recebimento, é apresentada a mensagem: Definição de ICMS inválida para o item XX.
Causa
Esta mensagem é apresentada, pois a Regra de ICMS configurada, não possui uma vigência válida para o item.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao lançar uma nota fiscal de recebimento, realize os passos a seguir:
1. No Menu, clique em Empresarial / Materiais / Cadastros / Grupos e itens;
2. Na aba Itens de Estoque, selecione o item apresentado na mensagem e clique em Editar;
3. Na aba Tributação, anote o código definido no campo Código N.C.M.;
4. No Menu, clique em Todos os Módulos / Fiscal / Tributos / Cadastros / Códigos NCM;
5. Selecione o código anotado no Passo 3 e clique em Editar;
6. Na aba Tratamento de ICMS, na grid Outras UFs, selecione a UF do agente utilizado no Documento;
7. Anote o código informado no campo Regra de ICMS;
8. No Menu, clique em Todos os Módulos / Fiscal / Tributos / Cadastros / Regras do ICMS;
9. Selecione o código anotado no Passo 7 e clique em Editar;
10. Na a Geral, sub aba Vigências, clique em Inserir e parametrize a vigência que deve ser utilizada por esta regra de ICMS;
11. Clique em Confirmar para salvar as alterações.
Observação: Após ser parametrizado a vigência da Regra de ICMS, vale ressaltar que o sistema irá validar apenas notas que irão ser lançadas, notas que já foram lançadas não serão ajustadas.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.