ERP MEGA - Entrada de Documentos - Rateio do desconto no Recebimento entre os itens do Pedido
Incidente
No módulo Administração de Materiais, ao realizar um Recebimento de dois itens de pedidos diferentes, para cada pedido com apenas um item e com seu respectivo desconto informado na capa do documento, os valores são somados e divididos igualmente entre os itens.
Causa
Este incidente ocorre devido a um conceito do sistema, onde o desconto atrelado a capa da nota do pedido não é carregado proporcionalmente na Nota Fiscal.
Sempre que um item do pedido é carregado, o valor do desconto proporcional é alterado e utiliza a lógica abaixo:
- Valor do desconto Total * (Valor da mercadoria / Total das Mercadorias);
- Com isso, o rateio é feito novamente, enquanto o que foi acordado no Pedido é alterado podendo causas divergências no custo do item;
- Essa divergência pode aumentar ou diminuir o custo;
- Porém, temos de considerar que são duas práticas de mercado e vários clientes podem utilizar e considerar correto.