ERP Senior X – Cadastros – Como cadastrar uma forma de pagamento
Dúvida
Como cadastrar uma forma de pagamento no módulo de Cadastros do ERP Senior X?
Solução
Para cadastrar uma forma de pagamento, realize os passos a seguir:
1. Acesse Cadastros / Mercado e suprimentos / Formas de pagamento;
1.1. Clique em Adicionar:
1.2. Preencha a Empresa, informe um código, descrição e abreviatura para seu controle;
1.3. Preencha o campo Tipo pagamento com uma das opções disponíveis;
Importante
- O valor preenchido no campo Tipo pagamento é o valor que será informado na tag tPag no XML de notas fiscais emitidas com esta forma de pagamento;
- Informando o tipo de pagamento 15 - Boleto bancário, ao utilizar esta forma de pagamento na emissão de notas ou na inclusão de títulos manuais, o sistema irá automaticamente gerar um boleto para os títulos gerados, para serem posteriormente enviados ao banco pela rotina de cobrança escritural;
- Informando o tipo de pagamento 17 - Pix instantâneo, ao utilizar esta forma de pagamento na emissão de notas ou na inclusão de títulos manuais, o sistema irá automaticamente gerar um PIX Qr Code para os títulos gerados. Esta funcionalidade é exclusiva para clientes que possuem o ERP Banking.
2. Clique em Salvar para gravar o cadastro;
3. Caso necessário, desça a tela até os Parâmetros e defina os parâmetros para o contas a receber e/ou contas a pagar;
3.1. Nos parâmetros do contas a receber, é possível, na aba Geral, informar o portador para remessa de títulos. Esta parametrização é obrigatória caso esteja sendo cadastrada uma forma de pagamento com Tipo pagamento 15 - Boleto bancário, com o objetivo de utilizá-la na rotina de cobrança escritural;
3.2. Na aba Filial, nos parâmetros tanto do contas a receber quanto do contas a pagar, é possível informar uma conta interna para ser sugerida de forma automática nos títulos em que esta forma de pagamento for utilizada.