TECNOLOGIA – Recursos/Central de Segurança – Por que ao retirar permissões de Alterar e Alterar permissões de um campo através da Central de Segurança, ocorre a mensagem de Acesso negado a tabela
Dúvida
Por que ao retirar permissões de Alterar e Alterar permissões de um campo através da Central de Segurança, ocorre a mensagem de Acesso negado a tabela?
Solução
Telas agrupadas atualmente não possuem tratamento para bloquear apenas um campo para o usuário não informar o valor, assim como funciona nas telas individuais, isto porque telas que alteram dados de forma agrupada, como por exemplo, telas F075GFP, F301ATL, F501ATL, F160NOV, dentre outras, sempre enviam para o banco de dados todos os campos da tabela, independente se o campo foi alterado ou não, ou seja, ao bloquear um dos campos, o comando UPDATE enviado ao banco, irá apresentar a crítica de Acesso Negado a tabela.
Exemplo:
Tela F160NOV:
É possível consultar a tela acima através do caminho Recursos / Configurações / Usuários / Permissões / Permissões Telas.
Desta forma não é possível restringir o acesso apenas a campos, para telas agrupadas através da Central de Segurança, caso seja necessário o bloqueio de campos específicos, para alguns usuários ou grupo de usuários, poderá ser realizado a consistência via Identificador de Regras, executado na tela, caso a tela possua um IR que possibilite a ação desejada.
Observação
Para maiores dúvidas, verifique a documentação da Central de Segurança, clique aqui.
A documentação que trata do assunto abordado neste artigo, pode ser acessada através deste link.