Tecnologia – Wildfly – Como configurar o multidomínio no Wildfly para o Gestão do ponto em uma instalação nova
Dúvida
Como configurar multidomínio no Wildfly para o produto Gestão do ponto em uma instalação nova?
Solução
O multidomínio no Wildfly serve para aqueles casos em que é necessário ter mais de um domínio ou servidor do gestão do ponto para que seja feito o balanceamento de carga entre eles.
Por exemplo: Devido a quantidade de acessos simultâneos que o Gestão do ponto pode ter, é necessário ter 3 domínios para o Gestão do ponto, para que distribua os recursos em três servidores ou domínios, assim podendo aumentar a quantidade de acessos simultâneos ao produto.
Temos alguns processos que devem ser seguidos para que esse balanceamento funcione corretamente, segue abaixo os passos e os procedimentos dentro do mesmo:
Criação dos domínios para balanceamento de carga:
Observação: O domínio deve ser criado no Wildfly em que irá rodar o produto do Gestão do ponto, então se o balanceamento será feito em servidores diferentes, deve ter o Wildfly configurado em cada servidor e no Wildlfy ter o domínio criado com o deploy do Gestão do ponto.
Procedimento abaixo para criar os domínios manualmente. Use esse procedimento caso o balanceamento seja feito em servidores (máquinas) diferentes:
- Acesse a console Administrativa do Wildfly, por padrão a porta 9990;
- Digite o usuário e senha admin, por padrão admin/adminadmin;
- Acesse o menu Runtime / Server Groups;
- Clique no Server Groups do Gestão do ponto;
- Clique no botão de adicionar (+), no menu Server, para criar o servidor no Wildfly;
5.1. Digite um nome para esse domínio;
5.2. Selecione o Host que o server do Gestão do ponto já está configurado;
5.3. Selecione On/Off para que o server seja iniciado automaticamente sempre que o serviço do Wildlfy é iniciado;
5.4. Selecione o Socket Binding Default Interface, que por padrão é o Public;
5.5. Selecione o Socket Binding Group que o Gestão do ponto foi configurado, por padrão é o full-sockets;
5.6. Digite um valor de porta no campo Socket Binding Port Offset, para que o Wildlfy adicione esse valor a porta padrão do Socket Binding, assim não deixando a mesma porta para todos os servers.
Exemplo: Se no Socket Binding é utilizado a porta 8080, e for colocado o valor 40 nesse campo, a porta deste server será a porta 8120.
Procedimento abaixo para criar os domínios do Wilfly utilizando um mesmo servidor (máquina):
- Em Server, clique no botão com a seta para baixo, no server que já possui o deploy do Gestão do ponto, e clique em Copy, para criar um balanceamento com os domínios na mesma máquina;
1.1. Digite um nome para esse domínio;
1.2. Selecione o Server Group em que o server pertence;
1.3. Digite um valor de porta no campo Socket Binding Port Offset, para que o Wildlfy adicione esse valor a porta padrão do Socket Binding, assim não deixando a mesma porta para todos os servers.
Exemplo: Se no Socket Binding é utilizado a porta 8080, e for colocado o valor 40 nesse campo, a porta deste server será a porta 8120.
Para que o balanceamento entre os domínios do Wildfly funcione é necessário configurar o Apache e o ArtemisMQ.
A configuração do Apache é a mesma que já utilizada no Glassfish e deve ser configurado pela a equipe de infraestrutura responsável ou através da contratação de consultoria Senior.
A configuração do Artemis, no Wildfly substitui o OpenMQ, e segue documentação dessa configuração no seguinte link: https://cxsenior.zendesk.com/knowledge/editor/01JA0G05XKPFKAX2EC0H3CBZKN/pt-br?brand_id=360004914771