GKO FRETE – Auditoria de frete – Cálculo de fatura com notas fiscais vinculadas em frete combinado, apresenta diferença de valor entre cobrado X previsto
Incidente:
Ao calcular uma fatura que possui notas fiscais vinculadas em frete combinado, no módulo de Fatura, é apresentada divergência devido a diferença de valor cobrado X previsto.
Causa:
Este incidente ocorre pois, a fatura possui uma ou mais notas fiscais que possuem linhas de cálculo complementar de despesa, porém o frete combinado é relativo a linha de cálculo automática.
Solução:
Para que este incidente não ocorra, ao calcular uma fatura que possui notas fiscais vinculadas em frete combinado, no módulo de Fatura, siga os passos abaixo:
1. Acesse a fatura respectiva, no menu: Exibir / Fatura / fatura;
2. Clique na aba 'Nota fiscal' e verifique o tipo de linha de cálculo de ''Despesa complementar Fixa'' ou "Ajuste Complementar Fixo":
3. Acesse a nota fiscal que possui o tipo de linha de cálculo de ''Despesa complementar Fixa'' ou "Ajuste Complementar Fixo", com um duplo clique sobre a mesma;
4. Clique na 'Linha de cálculo' e verifique em qual linha que a fatura esta vinculada. Neste exemplo abaixo, a Fatura esta vinculada na linha complementar:
Sendo assim, é apresentado um valor de diferença previsto, pois esta linha de despesa não esta vinculada ao frete combinado. Para ajuste, é necessário vincular a fatura na linha automática da nota fiscal, e retirar o vinculo da linha de despesa. Exemplo:
5. Após este processo, recalcule o frete.