TECNOLOGIA – Como ativar um filtro cascata em campos da tela de entrada do relatório
Dúvida
Como ativar um filtro cascata em campos da tela de entrada do relatório?
Por exemplo, na tela de entrada de um relatório existem os campos Empresa, Filial, Cliente e Pedido.
Após selecionar a Empresa, Filial e o Cliente, ao clicar no botão de pesquisa do campo de Pedido, a pesquisa lista apenas o Pedidos do cliente que foi informado no filtro anterior.
Solução
Para ativar essa configuração, realize os passos a seguir:
1. Acesse o modelo de Relatório pelo Gerador de Relatório;
2. Clique no menu Definição / Entrada;
3. Selecione o campo onde você deseja aplica o filtro e clique em Alterar;
4. Marque a opção 'Utilizar valores já informados como filtro na pesquisa' e clique em alterar;
5. Salve o relatório.
No caso do exemplo mencionado do relatório de Pedido, temos a seguinte configuração:
Ao abrir a tela de pesquisa do campo 'Cliente' serão listados os Pedidos apenas do Cliente '3' que foi selecionado no campo anterior.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.