GKO FRETE – Importação de dados – Como criar uma regra de negócio para alterar o tipo de linha de cálculo para despesa complementar fixa, no momento da importação do conhecimento complementar
Dúvida:
Como criar uma regra de atribuição, no módulo de regra de atribuição e validação de campos, para que o gko altere o tipo de linha de cálculo para despesa complementar fixa, no processo de importação de conhecimento de transporte, em determinado evento complementar.
Solução:
Este artigo instrui a configuração necessária, quando há a necessidade que a aplicação altere o tipo de linha de cálculo para conhecimentos de determinado evento. Exemplo: Há a necessidade de alterar todos os conhecimentos de transportes do evento de Reentrega, para linha de despesa complementar fixa.
Para criar uma regra de atribuição, no módulo de regra de atribuição e validação de campos, para que o gko altere o tipo de linha de cálculo automaticamente no momento da importação do conhecimento de transporte de eventos complementares, siga os passos abaixo:
1. Acesse o menu: Ferramentas / Personalizador / Regra de atribuição Validação de campos:
2. Clique em 'cadastro':
3. Informe os dados conforme abaixo:
- Tabela: Linha de cálculo;
- Tipo de operação: Inclusão;
- Tipo Regra: Sempre Atribui;
- Status de Regra: Ativa;
- Campo: Tipo Linha de calculo (TPCONHECIMENTO);
- Tipo valor atribuição: Normal;
- Valor: Despesa Complementar Fixa;
Exemplo:
4. Clique no botão Adjacências :
5. Clique sobre o campo 'Evento principal' e informe os dados abaixo:
- Condição: Igual a;
- Tipo Valor: Normal;
Exemplo:
6. Clique no botão de adjacências :
7. Selecione com um duplo clique, o tipo de evento que precisará ser alterado, no exemplo deste cenário, indicamos o exemplo de Reentrega:
8. Clique no botão adicionar e posteriormente no botão Ok:
Ficará conforme a imagem abaixo:
8. Salve no botão salvar e teste a importação.
Atenção! Esta alteração, realizará automaticamente a alteração da linha de cálculo de todos os conhecimentos do evento parametrizado. É importante analisar o impacto e necessidade operacional antes de qualquer alteração em ambiente operacional, e orientamos que o teste seja realizado primeiramente em ambiente de qualidade.