GKO FRETE – Consulta Atualiza Situação Conhecimento de Transporte – Ao realizar o cálculo de um Conhecimento de Transporte, é apresentado a mensagem: 239-Rejeição: Cabeçalho - Versão do arquivo XML não suportada [Versão 3 com vigência encerrada (ATO COTEP
Incidente:
Ao realizar o processo de cálculo de um Conhecimento de Transporte ou de consulta de conhecimento na Sefaz, é apresentado a mensagem: 239-Rejeição: Cabeçalho - Versão do arquivo XML não suportada [Versão 3 com vigência encerrada (ATO COTEPE/ICMS 123/22), utilize a Versão 4.00].
Causa:
Este incidente ocorre pois, a versão 3.00 foi oficialmente extinta pela Sefaz em 31 de janeiro de 2024, às 23:59, de forma irrevogável, conforme comunicado disponível em Portal de Receita Federal.
Solução:
A Senior disponibilizou uma versão mais recente para a atualização do módulo do Sefaz, nas** **versões superiores a 6.80, no release 556.3022. Essa atualização é crucial para garantir a conformidade com as normativas vigentes e manter a eficiência e segurança nas operações relacionadas ao CT-e.
Para que este incidente não ocorra, é necessário que a migração para o pacote mais recente seja realizada o mais breve possível. Para realizar este processo, siga os passos abaixo:
1.0 Atualizar a release conforme instrução do artigo GKO FRETE - Atualização de Release
2.0 Ajustar as configurações de comunicação com o Sefaz, conforme artigo: GKO FRETE - Como realizar a configuração da nova metodologia Sefaz para consulta dos Ctes na versão 4.0 .
Atenção! Clientes que se encontram em versões inferiores à 6.80 do sistema e utilizam o Módulo Comsefaz e Módulo Sefaz devem realizar a conversão necessária e migrar para o Módulo Sefaz com o ajuste aplicado. Para isso, recomendamos entrar em contato diretamente com o seu gerente de contas.