GKO FRETE - Regra de atribuição Validação de campos - Como criar uma regra para atribuição de um responsável de pagamento de frete, em notas fiscais aonde o emitente e o destinatário não são do tipo companhia
Dúvida:
Como criar uma regra no módulo de Regras de Atribuição/Validação de campos, para atribuição de um responsável de pagamento de frete, em notas fiscais aonde o emitente e o destinatário, não são do tipo companhia.
Solução:
Em alguns casos se faz necessário emitir uma nota, aonde emitente e o destinatário, são parceiros comerciais que não são do tipo companhia. Neste caso, para que a aplicação entenda quem será o responsável pelo pagamento do frete, uma regra de atribuição precisa ser criada. Caso este processo não realizado, será apresentado critica informando esta necessidade.
Para realizar a configuração desta regra de atribuição, siga os passos abaixo:
1.0 Acesse o menu: Ferramentas / Personalizador / Regras de Atribuição/Validação de Campos:
2.0 Clique em "Cadastro" e informe os dados abaixo:
- Tabela: Nota Fiscal;
- Tipo de Operação: Inclusão/Alteração;
- Tipo Regra: Sempre atribui;
- Campo: Responsável Pagamento Frete
- Tipo Valor de Atribuição: Normal;
- Valor: Insira o responsável pelo pagamento do frete:
3.0 Clique no botão de Adjacência na lateral esquerda para definir em quais casos esta regra será aplicada:
4.0 Neste passo, é possível definir quando esta regra será aplicada. Para isso, será utilizados os filtros de campos disponíveis na aplicação. Deixe o campo "Tipo critério" como Filtro, e clique sobre "Emitente" e defina os campos conforme abaixo:
- Condição: Igual a;
- Tipo Valor: Normal;
- Valor: Clique nas adjacências
e defina o emitente.
5.0 Após este processo, clique em "Adicionar":
É possível incluir mais filtros, caso isso seja necessário. No exemplo demonstrado anteriormente, a regra somente será aplicada quando o Emitente da Nota fiscal, for igual ao emitente definido neste critério de seleção.
6.0 Clique no botão Salvar para concluir o processo de configuração.
Além da regra de negócio criada, para que seja possível o cadastro de notas fiscais com Emitente e Destinatário que não são companhias, é necessário indicar estes parceiros comerciais na configuração geral do sistema que defini esta permissão. Para realizar este processo, siga os passos indicados no artigo: GKO FRETE – Importação de dados – Como permitir a importação de XML de Notas fiscais quando o Emitente e/ou o Destinatários não são do tipo companhia