TECNOLOGIA – Envio E-mail – Quais os passos devem ser realizados e validados quando há alguma situação que impede o envio de e-mail
Dúvida
Quais os passos devem ser realizados e validados quando há alguma situação que impede o envio de e-mail, no Gestão Empresarial | ERP?
Solução
Para os casos onde houver algum problema de envio, realize os passos a seguir:
1. Verifique se a situação ocorre para somente um ou vários usuários;
2. Acesse o SeniorConfigCenter.exe e observe qual a configuração de e-mail que possuem:
Observação
Caso você seja cliente de solução Cloud da Senior, você não possuirá acesso ao SeniorConfigCenter. Neste caso, você precisará abrir um ticket para equipe de IT Services da Senior solicitando informações sobre a configuração presente no SeniorConfigCenter
3. Acesse o menu Recursos > Enviar E-mail;
4. Informe o e-mail padrão do CFG como remetente e tente enviar um e-mail para um endereço qualquer:
5. Veja se será apresentada alguma mensagem impedindo o envio deste e-mail;
6. Utilize a mesma rotina e faça a tentativa de envio de e-mail pelo seu próprio usuário;
7. Observe se vai gerar uma crítica, ou se será enviado com sucesso;
8. Faça um teste de envio com o endereço padrão do SeniorConfigCenter e outro com o seu endereço, utilizando o exemplo de regra abaixo:
@ Função EnviarEmail @
Definir Alfa VRemetente;
Definir Alfa VAssunto;
Definir Alfa VDestinatario;
Definir Alfa VCopiaPara;
Definir Alfa VCopiaOculta;
Definir Alfa VCorpo;
Definir Alfa VAnexo;
/* Enviar e-mail: exemplo com mais de um destinatário, */
VRemetente = "";
VAssunto = "TESTE";
VDestinatario = "e-mail@senior.com.br";
VCorpo = "ABCDEFGHIJKLMNOPQRETUVXZWYABCDEFGHIJKLMNOPQRETUVXZWY\
ABCDEFGHIJKLMNOPQRETUVXZWYABCDEFGHIJKLMNOPQRETUVXZWY";
EnviarEmail(VRemetente, VAssunto, VDestinatario, VCopiaPara, VCopiaOculta, VCorpo, VAnexo, "H");
9. Verifique se será enviado um e-mail ou se será apresentada alguma mensagem;
10. Valide a mensagem apresentada no índice de artigos:
TECNOLOGIA - Envio E-mails G5/G6 - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Envio de E-mails (índice)
Importante
Se houver necessidade de apoio acione o Suporte ERP com as evidências dos testes que foram efetuados acima.