ERP - Imposto de Renda - Como cadastrar o desconto simplificado do imposto de renda conforme MP 1171
Dúvida
Como cadastrar o desconto simplificado do imposto de renda conforme MP 1171 no módulo de Cadastros?
Solução
Para cadastrar o desconto simplificado do imposto de renda conforme MP 1171, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F040IRF - Cadastros / Finanças / Contas a Pagar/Receber / Tabela Imposto Renda (Tabelas de Imposto de Renda);
1.1. Na aba Mês/Ano informe o valor de desconto para optante do tipo de desconto simplificado:
2. Acesse a tela F095CAD - Cadastros / Clientes e Fornecedores / Fornecedores / Cadastro (Cadastro de Fornecedores);
2.1. Informe o fornecedor e altere o campo Tipo de desconto IRRF:
De acordo com a documentação disponibilizada no help da tela: F095CAD - Cadastro de Fornecedores este campo tem as seguintes opções:
Tipo de desconto IRRF
Tipo de desconto de base de IRRF que será aplicado no recebimento de notas fiscais e nas baixas de título.
Opções:
- "1 - Deduções Legais": Leva em consideração as deduções legais Pensão judicial, dependentes e desconto para aposentados.
- "2 - Simplificada": Leva em consideração o valor parametrizado na tela F040IRF, no campo Valor de desconto para optantes do tipo de desconto simplificado.
- "3 - Mais vantajosa": Executa os cálculos das opções anteriores e leva em consideração o de melhor valor.
Após essa parametrização os títulos emitidos para o fornecedor pessoa física irão calcular a retenção de IRRF de acordo com MP 1171/2023.
Observação:
Para saber mais informações acesse as documentações da tela de cadastro de fornecedores (F095CAD), de cadastro das tabelas de imposto de renda (F040IRF) e de parametrizações para geração de RPA ou NF municipal.