GKO FRETE - Auditoria - Como configurar tabelas para auditoria
Dúvida
Como configurar a auditoria de tabelas na aplicação GKO FRETE.
Solução
Para monitorar as alterações de informações em tabelas de GKO, é possível inserir auditoria nos processos para que sejam gravadas as informações de qualquer alteração feita, sabendo também quem alterou, data, horário.
Para adicionar auditoria em um determinado processo da aplicação, siga os passos abaixo:
1. Acesse o menu Ferramentas / Segurança / Tabelas de Auditoria:
2. No campo A Selecionar, selecione a tabela que deseja que seja auditado;
3. Clique duas vezes ou clique na seta única para que seja adicionado em Qt. Tabelas Auditadas:
4. No campo Qt. Tabelas Selecionadas, clique uma vez sobre a tabela que foi transferida, e selecione as as opções do campo Operações Auditáveis e do campo Campos Auditáveis:
5. Salve no botão Salvar;
6. Reabra o GKO Frete para que as alterações sejam aplicadas nos processos selecionados.
Atenção: Não habilitar tabelas de movimentação tais como nota fiscal, conhecimento, linhas de cálculo, rateio, fatura, etc. Tais tabelas começam com FM*, exemplo: FMNOTA, FMNC, etc.
Ao habilitar tabelas de movimentação, existirá um crescimento grande nas tabelas de auditoria e um declínio no desempenho no banco de dados.
É recomendado que periodicamente os logs de auditoria sejam excluídos via macro ou via módulo de exclusão de dados. Independente da decisão do cliente, o GKO Frete sempre manterá 3 meses de logs.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.