TECNOLOGIA – Envio E-mails – Quais as configurações no provedor de e-mail para permitir envio de e-mail por outro endereço
Dúvida
Quais as configurações para permitir envio de e-mail por outro endereço?
Solução
Para que seja possível enviar e-mail por outro endereço, utilizando o provedor Office365 da Microsoft, há duas opções:
- Configurar para enviar pelo Centro de Administração Exchange no formato antigo, (não atualizado);
ou - Configurar para enviar pelo Centro de Administração Exchange (no formato atualizado).
Para enviar/configurar elo Centro de Administração Exchange no formato antigo, (não atualizado), realize os passos a seguir:
1.1 Clique aqui e acesse o endereço da documentação da Microsoft, sobre como Conceder permissões de caixa de correio para outro usuário do Microsoft 365 – Ajuda para administradores;
1.2. Clique no link Usuários ativos, no tópico Enviar e-mails em nome de outro usuário:
1.3. Informe o nome ou e-mail do usuário:
1.4. Dê um duplo clique no usuário, e será aberta a tela de propriedades;
1.5. Clique na opção Geral, da tela de propriedades:
1.6. Clique no sinal + para adicionar usuários:
1.7. Selecione os usuários que terão permissão para enviar e-mail com o endereço do usuário selecionado no passo 4:
1.8. Clique no botão adicionar, para adicionar todos os usuários que terão essa permissão, depois clique no botão OK;
1.9. Acesse o ERP com o seu usuário;
1.10. Faça o teste de envio de e-mail através do menu Recursos / Enviar E-mail:
1.11. Altere o remetente conforme a configuração no provedor para permitir realizar o envio de e-mail por outros endereços e clique no botão Enviar.
Para enviar/configurar elo Centro de Administração Exchange no formato atualizado, realize os passos a seguir:
2. Abra o Centro de administração do Exchange (EAC).
Observação
Abra o EAC em https://admin.cloud.microsoft/exchange#/homepage
2.1. Clique para expandir o grupo Destinatários" e depois clique em Caixas de Correio:
2.3. Clique em pesquisar e informe o nome ou e-mail do usuário;
2.4. Dê um clique no usuário, e será aberta a tela de propriedades:
2.5. Dê um clique na aba Delegação:
2.6. Clique em editar, na opção Enviar Como;
2.7. Clique em Adicionar Membros:
2.8. Pesquise pelo nome do usuário que deseja adicionar, clique no nome depois clique em Salvar
Importante
- É necessário ser administrados no provedor, para realizar essas configurações.
- Com base nos passos descritos acima será permitido o envio de e-mail por outros endereços no ERP, conforme a configuração realizada no provedor.
Exemplo:
- O usuário XX pode encaminhar e-mails pelo usuário YY e ZZ;
- O usuário YY pode encaminhar e-mails pelo usuário XX;
- O usuário ZZ pode encaminhar e-mails pelo usuários XX;
- Caso o envio de e-mail ocorra via regra, função ou manualmente sem envolver rotinas do ERP, e o e-mail do remetente que será utilizado já esteja configurado no provedor, não será necessário ter um usuário configurado no ERP, e configurar a informação de e-mail na tela F099UCE - Cadastros / Usuários / Configurações de e-mail (Configurações de E-Mail), ou a tela F099UCA - Cadastros / Usuários / Cadastro (Cadastro de Usuários).
- Se o envio de e-mails ocorrer por rotinas do ERP como Solicitação de Compras, Aprovação Multinível, Finanças, Integração com Cotei entre outas, será necessário que o e-mail esteja informado nas telas citadas acima, para que o ERP possa compreender qual o endereço do usuário que será utilizado.
Para mais informações sobre envio de e-mails, verifique o artigo: TECNOLOGIA - Envio E-mails G5/G6 - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de Envio de E-mails (índice)
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.