TECNOLOGIA - WebServices - Como efetuar a autenticação na execução de um WebService a partir de um sistema de terceiros
Dúvida
Como efetuar a autenticação na execução de um WebService a partir de um sistema de terceiros?
Solução
A autenticação a partir de um sistema de terceiros deve repassar 3 parâmetros:
- user;
- password;
- encryption.
A imagem acima foi retirada da documentação deste processo. Para acessar essa documentação, Clique o portal de Documentação e pesquisa pelo termo 'Execução de web service'
Em geral, a autenticação utilizada por sistemas de terceiros para comunicação com os WebServices dos sistemas de Tecnologia G5/G6 da Senior ocorre utilizando o parâmetro encryption como 0, onde então os parâmetros de usuário (user) e senha (password) trafegam em padrão texto (utf8).
Neste cenário, na requisição encaminhada ao WebService os parâmetro user/password deverão ser preenchidos respectivamente com o nome de usuário e senha cadastrados no SGU.
Observação
Para evitar restrições diversas no processo de integração, é importante que o usuário repassado na requisição do WebService possua todas as permissões necessárias para execução dos processos dentro do sistema. Exemplo: no caso da integração do cancelamento uma Nota Fiscal de Venda no Gestão Empresarial | ERP, o usuário que executa a requisição deve ter permissão para cancelar notas fiscais.
Importante
A parametrização da Forma de logon por tipo de acesso no SeniorConfigCenter pode influenciar a autenticação do WebService. Abaixo segue imagem do parâmetro que influencia nessa autenticação.
Caso haja necessidade de alteração desta parametrização, é necessário efetuar o reinício do Senior Middleware.
Para maiores informações sobre essa parametrização, acesse a documentação do SeniorConfigCenter.
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).