TECNOLOGIA - WebServices - Como verificar retornos de requisições enviadas em modo Assíncrono
Dúvida
Como verificar retornos de requisições enviadas em modo Assíncrono?
Solução
Conforme descrito no artigo TECNOLOGIA - WebServices - Quais são as formas/métodos disponíveis para acionamento de um WebService (Síncrono, Assíncrono, Local e Agendado), quando um WebService é executado em modo Assíncrono não existe um retorno para o processamento.
Neste caso, para que você possa coletar um retorno do processamento você deve executar os passos abaixo:
1. Avalie se existem logs padrões do sistema que podem ser consultados e que sejam gerados pelo processamento do Web. Existindo esses logs, você poderá consutá-los;
2. Caso não haja logs padrões para esse processo, avalie se existe algum WebService padrão do sistema que permita fazer algum tipo de consulta do processamento ou ainda de registros que possam ter manipulados pelo processamento de onde você possa interpretar se o processo foi ou não executado;
3. Caso você não identifique logs e webservices padrões, então você poderá desenvolver um WebService personalizado para atender essa necessidade de consulta.
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).