GKO FRETE - Tabela de Preço - Qual o significado e objetivo dos campos a serem preenchidos no cadastro da tabela de preço
Dúvida
Qual o significado e objetivo dos campos a serem preenchidos no módulo cadastro tabela de preço?
Solução
Para acessar o módulo cadastro tabela de preço, realize os passos a seguir:
1. Exibir / Apoio / Transportadora / Tabela de Preço:
1.1 Clique em novo
.
Glossário
Descrição: informação que identifica o tipo de tabela da transportadora. Exemplo: rodoviário, aéreo, etc...
Transportadora: código e nome da transportadora. Esta informação já existe na tabela de transportadora, basta teclar na seta e escolher a correta.
Data Inicial: data inicial de validade da tabela de preços, o GKO só apresentará cálculos de notas fiscais embarcadas a partir da data neste campo.
Data Final: data final de validade da tabela de preços, o GKO só apresentará cálculos para notas fiscais embarcadas até a data especificada.
Tipo de Tabela: se normal, será tratada em todo o sistema como tabela de transportadora em atividade de coleta e entrega, se avaliação será tratada apenas para simulação de cálculos, não sendo contemplada em outros módulos do sistema.
Bloqueio: utilizado para fins de auditoria. Se a configuração de bloqueio estiver ativada, qualquer alteração que a tabela de preço sofrer, o campo bloqueio será ativado. A tabela de preço somente irá calcular o frete ou permitir alterações se o campo bloqueio não estiver marcado.
Aba Incidência
Incidência: possibilita ao GKO o cálculo correto do valor do frete para transportadoras que possuem duas tabelas de preços diferentes para atender a mesma origem e o mesmo destino. Exemplo: tabelas que variam em função do produto.
Aba Informações Adicionais
ICMS incluso: se marcado informa para o sistema que a tabela de preços da transportadora já possui o valor do ICMS incluso.
ISS Incluso: se marcado informa para o sistema que a tabela de preços da transportadora já possui o valor do ISS incluso.
Aba Valores Tabela de Preço
Tarifas (Nº): número atribuído pelo usuário, transportadora ou automaticamente pelo GKO, que estarão agrupados os percursos e valores dos elementos de custo que serão usados no cálculo do frete.
Percurso Tarifa: percursos atendidos pela transportadora para determinada tarifa.
Elemento de Custo Tarifa: descrição dos elementos de custo que compõe o valor do frete na tarifa.
Frete Mínimo: o valor de frete calculado pelo sistema para esta tarifa será comparado ao valor informado neste campo, se menor o sistema atribuirá o valor do frete mínimo como valor final se maior o sistema atribuirá o valor calculado como valor final do frete.
Elemento de Custo Geral: descrição dos elementos de custo que fazem parte do valor do frete, mas não estão vinculadas as tarifas, sendo cobrados para todos os percursos da Transportadora.
Cadastro Elemento de Custo:
Glossário:
Grupo de Custo: campo para inclusão de grupo de custo previamente cadastrado no sistema. Cadastramento de Grupo de Custo.
Evento: campo para inclusão de evento previamente cadastrado no sistema. Vide “Cadastramento de Grupo de Custo”.
Descrição=Campo para descrição do tipo de elemento de custo que está vinculado ao grupo de custo. Ex. Frete peso capital, Frete peso interior, Frete peso embalados, etc...
Impostos = Marque aqui os impostos que incidem sobre o elemento de custo cadastrado. O sistema trará os valores previamente cadastrados no cadastramento de Grupo de custo.
Consid. p/ Frete Mínimo: se marcado fará com que o sistema utilize o valor calculado deste elemento de custo para comparação com o frete mínimo da Transportadora.
Aba Valores:
Unid. Base Cálculo: identifica para o sistema que unidade deve ser usada para cálculo do elemento de custo. Ex. Peso, Valor, Quantidade, Cubagem, etc...
Base de Cálculo: indica para o sistema como deve ser rateado o valor calculado do elemento de custo.
Linha de Cálculo - Indica que o valor do elemento de custo é calculado por linha de cálculo.
Romaneio - O valor do elemento de custo é calculado por Romaneio, sendo rateado proporcionalmente pela quantidade de conhecimentos constantes do Romaneio.
Remessa - O valor do elemento de custo é calculado por remessa, uma remessa contém mais de um Romaneio, ou seja, o valor do elemento de custo é rateado por dois Romaneios diferentes que estão vinculados a um mesmo número de remessa.
Remessa/Linha de Cálculo - O valor do elemento de custo é calculado por conhecimento se não existir remessa, se existir remessa o cálculo é feito como na descrição do item Remessa.
Lote - O valor do elemento de custo é calculado pelo lote indicado na Notas Fiscais.
Veículo + Ciclo de Pagamento: valor calculado de acordo com as parametrizações entre Veículo e Ciclo de Pagamento.
Equipamento + Tarifa + Ciclo de Pagamento: valor calculado de acordo com as parametrizações entre Equipamento + Veículo e Ciclo de Pagamento.
Vr Taxa: campo para inclusão do valor de tarifa cobrado pela Transportadora. Note que este valor pode variar por percurso.
Vr Mínimo: campo para inclusão do valor mínimo de frete cobrado pela Transportadora para aquele percurso.
Vr Máximo: campo para inclusão do valor máximo de tarifa cobrado pela transportadora para aquele percurso.
Desconto: campo para inclusão de desconto negociado com a Transportadora para aqueles percursos.
Tipo de Cálculo: indica para o sistema o tipo de operação a ser realizada com o valor de tarifa cadastrado, multiplicação, divisão, valor fixo, etc...
Vr Expresso Por: indica para o sistema se o valor calculado deve ser dividido por cem (percentual), por mil ou por um (sem divisão).
Aba Incidência
As incidências são por elemento de custo cadastrado.