ERP - WebServices - O que é uma Carga Inicial e como realizá-la
Dúvida
O que é uma Carga Inicial e como realizá-la?
Solução
Dá-se o nome de Carga Inicial ao processo em que o seu sistema integrado ao Gestão Empresarial | ERP faz a chamada de alguns WebServices em busca de vários dados que servirão para popular a sua própria base de dados, a fim de garantir que os dados existentes entre o sistema integrado e o Gestão Empresarial | ERP sejam equivalentes.
Exemplo: integração de cadastro de Clientes. É necessário que o sistema integrado possua todos os cadastros de Clientes existentes no Gestão Empresarial | ERP para que os usuários que utilizem o sistema integrado possam fazer operações relacionadas a esses cadastros.
A Carga Inicial pode ser executada de duas formas:
1. Através do Tipo de Integração T-Todos
Quando o seu sistema integrado efetua a chamada dos WebServices de Exportação do Gestão Empresarial | ERP passando como parâmetro do Tipo de Integração como T-Todos. Sendo assim, o Gestão Empresarial | ERP:/
1.1. Gerará pendência de exportação (registros na tabela E000CIX e tabelas relacionadas);
1.2. Exportará todos os registros aptos para serem integrados, respeitando o conceito de lote de exportação, e quando o parâmetro finalizaramRegistros for retornado como S, isso indica que o Gestão Empresarial | ERP terminou a exportação;
2. Através da tela F000CIV_SIS - Cadastros / Integrações (1) / Carga inicial
A tela F000CIV_SIS - Cadastros / Integrações (1) / Carga inicial tem como objetivo gerar pendências de exportação de todos os registros que podem ser exportados, para um determinado Tipo de Informação e FIlial.
A tela basicamente faz o mesmo processo descrito no tópico 1.1. desse artigo.
Neste caso, o sistema integrado poderá efetuar requisições do tipo de integração A-Somente Alterados ao Gestão Empresarial | ERP, pois a execução das pendências de integração já foram criadas pelo processo da tela.
A tela F000CIV_SIS - Cadastros / Integrações (1) / Carga inicial exibirá as opções dos Tipos de Informação para geração da Carga Inicial respeitando:
- Os tipos de informação ativos para a Filial e Sistema Integrado, conforme cadastro da F000SXT - Cadastros / Integrações (1) / Configuração de Tipos de Informação;
- Lógicas internas específicas do sistema, dependendo do tipo de sistema integrado definido no cadastro do sistema na tela F000SIS - Cadastros / Integrações (1) / Cadastro de Sistemas Integrados.
Importante
O seu sistema integrado deve ter uma lógica interna para a chamada e interpretação adequada dos registros, com base na estrutura técnica e de negócio do Gestão Empresarial | ERP. Por exemplo, para que seja possível efetuar a integração da Ligação do Produto com o Depósito, o seu sistema integrado deve ter previamente integrado cadastros de Produtos e cadastro de Depósitos. Então, o seu sistema integrado precisa ter uma lógica para garantir que a integração de Produtos e Depósitos seja realizada antes da integração da Ligação de Produto com Depósito.
Observação
Para mais informações sobre os WebServices do Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP - WebServices - Onde é possível encontrar informações diversas sobre processo de integração via WebServices (índice).