ERP MEGA - REINF 2.1.2 - Configurações do novo layout no Mega ERP
Dúvida
Como realizar a configuração do layout 2.1.2 do REINF?
Solução
Para realizar a configuração do novo Layout do REINF, realize os passos a seguir:
- Introdução
- Compatibilidade
- Fluxograma
- Configurando o Layout 2.1.2
- Configurando o código de Natureza de Rendimento
- Importando os Registros
- Edição de campos manualmente
- Transmissão Assíncrona
Introdução
A partir de Outubro de 2023, a REINF passa a considerar impostos como IR e PIS, COFINS e CSLL, no qual atualmente são gerados pela rotina Contas a Pagar do módulo Financeiro do Mega ERP.
Os principais registros novos são da família R-4010 e R-4020, no qual são referente à Pagamentos/Créditos à beneficiários, sendo o R-4010 para Pessoa Física e o R-4020 para Pessoa Jurídica e são os únicos à serem importados do módulo Financeiro, os demais R-4040, R-4080, R-4090, devem ser preenchidos manualmente.
Para maior detalhamento dos registros novos, acesse a documentação que comenta sobre cada registro: Versão 15/08/2023 e Versão 12/09/2023
Veja também:
REINF - Movimentos sem retenções estão sendo importados no R-4010 ou R-4020
Compatibilidade
Para aproveitar a funcionalidade do EFD REINF, é necessário atualizar seu sistema para a versão mínima compatível. A versão mínima exigida para a atualização são:
-
- Versão Mega Empresarial Planier 4.81.08.71;
- Versão Mega Empresarial XT 5.00.00.66, permite a entrega dos Registros digitados manualmente;
- Versão Mega Empresarial XT 5.00.00.69 para automatizar os cadastros;
-
Observação: Os registros serão preenchidos automaticamente na AP, somente após configuração e para APs novas, as APs que foram emitidas antes da configuração, é preciso o ajuste manual.
- Versão Mega Empresarial XT Linux 5.01.00.35.
Fluxograma
Configurando o Layout 2.1.2
A primeira alteração a ser realizada é a mudança do layout 2.1.2 no Mega ERP:
1. Acesse o módulo Mega Fiscal / Configurações Globais / Tributos / Parâmetros;
2. Selecione a organização correspondente a alteração e clique em Editar;
3. Na aba Geral, selecione a última vigência e clique no botão Editar;
4. Acesse a aba EFD, sub aba EFD Reinf e no campo Versão Layout clique no botão de busca ... ;
5. Selecione o layout 'Versão 2.1' e clique no botão Selecionar;
6. Clique no botão Confirmar e em seguida Confirmar novamente.
Configurando o código de Natureza de Rendimento
Após a alteração, para devida integração dos impostos IR, PIS, COFINS e CSLL para o módulo do REINF, é necessário preenchimento do novo campo Código de Natureza de Rendimento, localizado no botão Retenções da rotina Contas a Pagar:
Observação: Sobre dúvidas qual código preencher, consulte o Manual da EFD-Reinf versão 2.1.2.1 a partir da página 129.
Atenção! A alteração acima são para as APs que já estão criadas no Financeiro sem a informação de Natureza de Rendimento.
Para inserção automática dos Códigos da Natureza de Rendimento nos próximos documentos lançados, foi incluído um novo campo no cadastro de Código Serviço no módulo Tributos:
1. Acesse Mega Fiscal / Tributos / Códigos de Serviços:
Inserindo valor nesse novo campo 'EFD-Reinf - Código da Natureza de Rendimento', os lançamentos de Notas Fiscais de Entrada que possuírem o código de serviço, enviarão também o Código de Natureza de Rendimento para o Contas a Pagar no Financeiro:
Observação: Código de Serviço é vinculado ao cadastro do Item na aba Tributos.
Importando os registros para o módulo REINF
Após realizar as configurações, realize os passos a seguir para importar os registros:
1. Acesse Mega Fiscal / EFD Reinf / EFD Reinf - Registros;
2. Selecione qual registro deseja importar e clicar em Outros / Importar:
Com isso, será importado para o REINF todos os lançamentos de Contas à Pagar de IR que possuem Código de Natureza de Rendimento vinculado pertinente ao registro selecionado. No exemplo selecionamos o R-4020. Repita o mesmo processo para outros registros.
Observação: Para o PIS, COFINS e CSLL, como o fator gerador é a baixa do Contas a Pagar, para a importação, o documento obrigatoriamente tem que conter a baixa.
Edição de campos manualmente
Após importação dos lançamentos, você pode editar os registros importados e preencher informações específicas de sua organização, caso tenham. Quanto aos demais registros como o R-4040, R-4080, R-4090, estes devem ser preenchidos manualmente.
Lembrando que os campos obrigatórios estão sinalizados como um asterisco em vermelho *.
Além disso, os campos contam com um hint, um breve comentário sobre o campo, bastando só deixar o cursor do mouse parado em cima do campo, por exemplo:
Transmissão Assíncrona
E por último, será necessário transmitir cada registro para o governo, lembrando que neste layout 2.1.2 do REINF, a consulta do lote passou a ser de forma assíncrona, isso significa que ao receber o registro, a RFB não retornará o resultado de forma automática como no layout anterior, sendo necessário enviar um consulta como orienta o artigo: EFD Reinf - Envio dos Lotes com status de Processando
Atenção! Caso sua versão não possua os campos mencionados nesse artigo, consulte o artigo REINF 2.1.2 - Documentação e atualização da versão mínima e solicite a atualização de versão.